quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Prémio de fotografia Christiano Júnior

Este prémio destina-se a galardoar os fotógrafos regionais e a valorizar a atividade cultural regional no domínio da imagem fotográfica.

O Prémio de fotografia Christiano Júnior é constituído por um valor pecuniário de 12 mil euros, sendo 6 mil euros para a categoria fotografia geral com temática livre; 3 mil euros para a categoria paisagem natural e humanizada e 3 mil euros para a categoria retrato com fotografia de pessoas.

José Christiano de Freitas Henriques Júnior foi um açoriano nascido na ilha das Flores que se distinguiu na fotografia no Brasil e na Argentina na segunda metade do século XIX, período de pioneirismo e afirmação dessa arte. Ao longo da sua carreira dominou as várias técnicas fotográficas então conhecidas e deu ao seu trabalho um carácter pictórico singular, onde predomina a preocupação com a estrutura cénica e a composição.

Para além de ter sido um pioneiro da fotografia etnográfica e social, documentando usos e costumes dos escravos negros do Rio de Janeiro, cujas fotografias se constituem como memória única, Christiano Júnior foi também precursor da fotografia científica, deixando vasta documentação fotográfica sobre a elefantíase.

A obra de Christiano Júnior denota uma forte preocupação histórica e cultural que o destaca dos restantes fotógrafos da época, constituindo um importante acervo documental para o conhecimento do Brasil e da Argentina do seu tempo, tornando-se numa referência incontornável para a reflexão sobre a História social da América Latina.


Notícia: blogue da Associação Amigos da ilha das Flores (AAiF) e o inestimável "serviço informativo" do GaCS [Gabinete de apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Saudações florentinas!!

Sem comentários: