terça-feira, 8 de setembro de 2015

Taxas moderadoras "valem" 7,4 milhões

Desde Julho de 2011 até ao final do ano passado, o Serviço Regional de Saúde arrecadou quase 7,5 milhões de euros em taxas moderadoras pagas pelos utentes nos Hospitais e Centros de Saúde.

A deputada regional Ana Espínola considera que a gestão que tem vindo a ser feita do sistema público de saúde nos Açores, com a implementação de medidas de austeridade e cortes, tem um objetivo claro: “O Governo Regional está a restringir o acesso dos açorianos, sobretudo da classe média, ao Serviço Regional e Saúde. É de difícil compreensão que quem consegue arrecadar um montante de quase 8 milhões de euros em taxas moderadoras tenha a capacidade e a habilidade de efetuar cortes nos cuidados de saúde como os que se têm verificado nesta legislatura regional, como são a diminuição das deslocações de médicos especialistas às ilhas sem hospital, cortes nos reembolsos, elevadas listas de espera cirúrgicas, não pagamento aos fornecedores, deixou de comparticipar a formação dos profissionais de saúde...”.

Ana Espínola questionou ainda sobre “a moderação atingida com a introdução das taxas” e “em que medida aumentaram as consultas nos médicos de família e se reduziu a afluência às Urgências ou aos Serviços de Atendimento Permanente?”.


Notícia: «NO revista».
Saudações florentinas!!

1 comentário:

Anónimo disse...

Venho agora do centro de saúde e fiquei triste de saber que perdemos um excelente profissional do guichet do nosso centro de saúde para os serviços agrários. Os nossos processos andam um pouco embrulhados de cima daqueles armários, espero que não se extravie os nossos documentos.