sábado, 26 de setembro de 2015

Concelho das Lajes: resumo histórico

A ilha das Flores pensa-se que foi descoberta em 1452 por Diogo de Teive e seu filho João do Teive, tendo o seu primeiro donatário sido o próprio descobridor. Aparentemente os direitos sobre as ilhas das Flores e do Corvo foram passando de mãos até que por volta de 1500, Maria de Vilhena (administradora da capitania em nome do seu filho menor - Rui Teles) ter convidado com o intuito de promover o povoamento da ilha, o flamengo Willem van der Hagen, também conhecido por Guilherme da Silveira.

Fazendo parte da comitiva, há referência durante a primeira década de Quinhentos, de alguns dos mais importantes povoadores florentinos, nomeadamente: Lopo Vaz, Antão Vaz, Diogo Pimentel e Gomes Dias Rodovalho. Por volta de 1508-1510 terá ocorrido o povoamento definitivo da ilha sob a direção dos aludidos povoadores.


"A descendência generosa dos primeiros povoadores desta ilha granjeou futura estima do Governo, que logo confiou neste lugar a instituição da primeira vila, denominada Lajes."

O reconhecimento oficial da criação da vila das Lajes ocorreu no ano de 1515, embora a data exacta não seja consensual.

"A história desta ilha não oferece cenas sanguinolentas como a de outras partes do Mundo Novo, porque nele não se encontravam habitantes quando se a descobriu", contudo, dada a localização geográfica da ilha, a mesma não ficou imune às incursões corsárias, primeiramente de origem mourisca e anos mais tarde de origem inglesa e americana. Os primeiros denotavam alguma inaptidão para a actividade corsária, pelo que os prejuízos causados nunca atingiram grande monta, porém, os últimos demonstraram ter uma propensão inequívoca para a prática da pirataria, tendo os seus ataques causado estragos mais significativos. As populações locais construíram fortificações estratégicas e foram instaladas peças de artilharia que ajudaram a desencorajar tentativas de saque. Lamentavelmente os vestígios dessas defesas são hoje quase inexistentes.

Assim sendo, temos que Lajes das Flores é um concelho sito na metade sudoeste da ilha das Flores, no Grupo Ocidental do arquipélago dos Açores, com uma área de 69,59 km². É limitado a nordeste pelo município de Santa Cruz das Flores, rodeado por todos os demais lados pelo oceano Atlântico. A sede é a vila de Lajes das Flores, na costa sul da ilha e onde se situa o porto comercial que a serve.

O concelho de Lajes das Flores está dividido em sete freguesias: Fajã Grande, Fajãzinha, Fazenda, Lajedo, Lajes das Flores, Lomba e Mosteiro.


Notícia: "sítio" da Câmara Municipal de Lajes das Flores.
Saudações florentinas!!

Sem comentários: