quarta-feira, 1 de outubro de 2008

«Preto no Branco» #20

Pior é Impossível

É sabido que as estratégias de marketing pouco criam. Na maioria dos casos recriam. Não inventam, reinventam. Adaptam uma mensagem aos objectivos propostos, a qual, recorrentemente já foi utilizada noutro contexto e em circunstâncias diferentes.

Em marketing político (por mais cotadas que sejam as consultoras) não há fuga para esta regra, tal como não se escapa à “lei universal” da área, segundo a qual tudo se complica quando o “produto” é de fraca qualidade. Não há milagres nem feitiços! O marketing e a comunicação são negócios legítimos, com graus de exigência profissional e regras de conduta como quaisquer outros.

Podem realçar-se os pontos mais fortes de determinada mensagem ou candidato, minimizar os menos favoráveis, direccionar o apelo para este ou aquele target, dar maior ou menos ênfase a esta ou aquela ideia-chave e por aí fora. Todavia, quando não há ovos...

Há ainda a considerar a empatia, que pode ou não resultar, entre o candidato ou partido e os seus profissionais e, em última análise, as opções e a decisão de avançar por este ou aquele caminho são sempre da responsabilidade de quem se propõe a eleições.

Estes considerandos básicos destinam-se apenas a dizer o seguinte:

O lema inscrito nos outdoors do PSD/Açores para as [Eleições Legislativas] Regionais - «Melhor é Possível!» - extrapola qualquer cartilha! Não só não cria, como não recria. Não só não inventa, como nem sequer reinventa. Apenas copia. Tal qual. É talvez o maior caso de “copy paste” da política!

O MEP (Movimento Esperança Portugal), que se institucionalizou recentemente [como partido] junto do Tribunal Constitucional, arrancou de raiz precisamente com o lema «Melhor é Possível!». Veja-se em www.melhorepossivel.blogspot.com.

Não é difícil imaginar o Dr. Costa Neves e a sua equipa reunidos à procura de um slogan... então, algum “esperto” deve ter tido a ideia brilhante, enquanto fazia um joguinho no computador, de ir ao Google e fazer uma pesquisa rápida.

Outro “esperto” há-de ter dito, ufano da sua tirada - “Ó Sôtor, temos aqui uma frase que se coaduna perfeitamente com os nossos objectivos eleitorais. E o líder do PSD/Açores, com aquele ar pachorrento, a disfarçar o enfado de ter que aturar os seus rapazes, a pensar, “Faço-lhes este frete, que remédio! Mas como tenho mandato aqui até Dezembro de 2009, nas [Eleições] Legislativas Nacionais piro-me para a Assembleia da República...”, há-de ter retorquido - Muito bem! Interessante! Fica esse. Mandem fazer os cartazes. E agora, peço-vos desculpa mas tenho que me ausentar. Há pouco oxigénio na sala. Muito Boa Noite a todos..

Pior é impossível! Preto no Branco,

Ricardo Alves Gomes

7 comentários:

farto de mamões... disse...

Ó Dr.Ricardo:

É preciso um movimento "Esperança Açores".

Enquanto os mesmos mamões andarem a chularem os contribuintes não vamos a lado nenhum.

Eu até vou mais longe; é preciso criar um tribunal marcial para pôr na linha todos os mamões.

Anónimo disse...

Oh amigo Qual movimento "Esperaça Açores" se nem o slogan sabe fazer sem fazer "copy paste". Deixa-me te dizer que nao é com essa "Esperaça Açores" que vamos algum lando,nem lá com o teu tribunal marcial que vamos algum lando, por isso, vé o que tem sido feito e o que se está a realizar, porque enquanto este o PSD nem sequer havia dinheiro para os combustiveis e muito menos para obras publicas.
Saudaçoes Florentinos

Anónimo disse...

é priciso ter lada os gajos dos psd não têm vergonha nenhuma.....

Anónimo disse...

o psd não tem vergonha voltar a vir pedir de joelho ao jf volta .... o psd é igual ao ps

florencio disse...

Marketing,
Em relação á eficacia do marketing, estamos em desacordo.
Porque a função da comunicação em marketing é exactamente inovar de forma a criar apetencia aos consumidores.
E o quando o marketing se fica pela renovação acaba rapidamente na rotina, transformada em ruina!!!
Mas no que respeita ao marketing politico do PSD e ao candidato acredite que mais pobre não podia ser.Aí estamos de acordo.
Mas isso é um mal geral do marketing politico nacional ex a reentrée politica do PS (comicio american way).
Daí sugeria para os proximos cartazes do PSD:
Açores Ilhas com futuro(destruido pelas passagens aereas)
Acores Ilhas com futuro(destruido pela politica de transportes maritimos)
Açores Ilhas com futuro(destruido pela pelo preço dos combustiveis)
E deixava para o PS
S Miguel com futuro(risonho)
Eis o verdadeiro homem do marketing.
Temos de criar mas é o PDF(partido do desenvolvimento Florentino)

Anónimo disse...

seja o ps ou psd a musica é a mesma.... é só markting mas trabalhar que é bom nada...

Anónimo disse...

é tantos partidos e até há o partido da terra para as próximas eleições haverá também o partido do mar. é que os pescadores também tem direito a um partido que os defenda.