quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Candidaturas açorianas para obter a classificação de Zonas Húmidas foram aprovadas pelo Congresso da Convenção de Ramsar sobre as Zonas Húmidas

Conselheira da Convenção de Ramsar considerou as candidaturas [açorianas] para classificação de zonas húmidas como as “melhores” que já analisou.

As candidaturas apresentadas pelo Governo [Regional] dos Açores para classificação de onze zonas húmidas da Região pela Convenção de Ramsar, foram aceites pelo respectivo Congresso. As onze zonas propostas vão ser agora objecto de um Plano de Gestão Integrado com outras figuras de classificação que a maioria dos sítios possui ao abrigo de outra legislação ou convenções (Parques Naturais de Ilha, Rede Natura 2000, Convenção OSPAR e Reservas da Biosfera).

Nos Açores, as Fajãs dos Cubres e de Santo Cristo, em São Jorge, já possuem este tipo de classificação, que certifica essas áreas no âmbito da gestão da água e da manutenção dos seus ecossistemas naturais a nível mundial.
As [onze] novas áreas [açorianas] propostas são o Caldeirão (Corvo), Planalto Central – Morro Alto (Flores), Caldeira (Faial), Planalto Central - Achada (Pico), Planalto Central – Pico da Esperança (São Jorge), Furna do Enxofre (Graciosa), Planalto Central – Furnas do Enxofre – Algar do Carvão (Terceira), Complexo Vulcânico do Fogo, Complexo Vulcânico das Furnas, Complexo Vulcânico das Sete Cidades (São Miguel) e Ilhéus das Formigas e Recife Dollabarat (Santa Maria).

A Convenção de Ramsar, que tem o nome da cidade iraniana onde foi assinada em 1971, foi um dos primeiros tratados globais para a conservação da Natureza e visa fomentar a conservação de zonas húmidas, estabelecendo reservas naturais e assegurando a sua protecção e gestão apropriadas.

Notícia: «Jornal Diário» e o sempre inestimável "serviço informativo" do GACS [Gabinete de Apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores]. Adicionalmente também se informa [através de uma outra notícia do «Jornal Diário»] que as fontes hidrotermais Lucky Strike e Menez Gwen, situadas nos mares dos Açores, são candidatas à Rede Natura 2000.
Saudações florentinas!!

8 comentários:

Anónimo disse...

ei jovens vamos todos a trabalhar que o governo vai por um avião para transportar os nossos produtos, plantar inhames batata doce branca cenouras que a nossa terra chove muito e a cenoura quer agua. começar de novo a plantação de larangeiras limoeiros arvores de tangerinas etc. etc. tudo isso e mais coisas dão na nossa terra mãos à obra e não me digam que o governo não arranja trabalho e transporte para esportar-mos os nossos produtos.

Anónimo disse...

"esportar-mos" lol lol lol Camões se lê-se isto até chorava...

Anónimo disse...

O que é que isto quer dizer "esportar-mos"?!

Anónimo disse...

Ponham a zonas "úmidas" ao sol que deixam de ser húmidas...

Anónimo disse...

LOL LOL os inhames das Flores não são bons como os de S.Miguel ou de outras ilhas centrais.
Tem que se cortar metade do inhame prós porcos, até chegar à parte do inhame bom. As Flores é muito húmida para inhames bons. Batata doce, branca, Laranjas ok; inhames não. Cenouras, desconfio...

Anónimo disse...

não percebes é nada de agricultura

Anónimo disse...

há! ia-me esquecendo que era uma boa ideia a plantação do repolho por termos muita agua pelo menos três vezes por semana o que na nossa ilha existe mesmo nos meses de março e abril o que nas outras ilhas já existe dificuldades e muitas das vezes tem de ser regados. mãos à obra.

Anónimo disse...

se calhar nunca plentasta um plantio de inhames e depois dizes que os inhames não prestão. esprimenta apanhar inhames de ano a ano ou de dois em dois anos e cose e ve lá se não são bons como mel.